Pesquisadores criam app que consegue detectar Parkinson e Alzheimer pela voz

Home » Artigos » Pesquisadores criam app que consegue detectar Parkinson e Alzheimer pela voz

20160511124612_660_420

(Foto : Reprodução)

Pesquisadores indianos estão desenvolvendo um aplicativo para Android capaz de detectar doenças como Alzheimer e Parkinson em fases iniciais com base na voz dos usuários. O app também consegue detectar problemas psicológicos, como depressão e tendeências suicidas, por meio de alterações dos padrões de fala.

Segundo a pesquisadora Susmita Bhaduri da fundação de pesquisa Deepa Ghosh, o aplicativo oferecerá um método de detecção rápida de doenças e problemas como esses. Em geral, o tratamento de Alzheimer começa apenas 2 a 3 anos após a primeira manifestação dos sintomas, por problemas de diagnóstico. O aplicativo pretende reduzir esse tempo.

O aplicativo se vale de parâmetros de voz coletados com base em duas emoções: raiva e tristeza. Por meio da análise de mais de 1200 amostras de voz, os pesquisadores conseguiram criar padrões de voz considerados normais. Os desvios com relações a tais padrões podem indicar primeiros sintomas de Alzheimer ou mesmo de problemas psicológicas.

Com essa ferramenta, pessoas nos grupos de risco dessas respectivas doenças teriam um mecanismo de acompanhamento diário no próprio smartphone. O aplicativo ainda está em fase de validação com outros institutos de pesquisa indianos. Segundo o Times of India, o país tem 4,1 milhões de pessoas que sofrem de demência associada a Alzheimer.

Comentários fechados para este post.